Data: 15-08-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Byrsonima brachybotrya se caracteriza por apresentar forma de vida arbustiva, distribuindo-se em áreas de Campo Limpo, Campo Sujo e Campo Rupestre, principalmente no Estado do Paraná (EOO=19.857,85 km²). A espécie vem sendo coletada com frequência, inclusive em unidades de conservação (SNUC). No entanto, as regiões de Savana gramíneo-lenhosa do Estado do Paraná atualmente estão em declínio. O agronegócio e a expansão dos florestamentos com espécies exóticas são as principais causas de perda de hábitat para a espécie. Estima-se que ela ainda sofra perda contínua de sua área de ocupação, extensão de ocorrência e de qualidade do hábitat. A espécie foi categorizada como "Vulnerável" (VU).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Byrsonima brachybotrya Nied.;
Família: Malpighiaceae
Byrsonima brachybotrya é próxima a B. morii, as quais apresentam flores similares arranjadas em um curto pseudo-racemo, embora estes sejam mais longos e comportar mais flores em B. morii. Além disso, B. morii possui a lâmina foliar muito maior, especificamente mais larga (duas ou três vezes mais larga) e presa a um pecíolo mais longo. As duas também diferem em seus hábitos. B. morii é um arbusto de 1,5-2 m de altura, enquanto B. brachybotrya é um subarbusto com ramos delgados 15-50 cm de altura fixos a uma base mais ou menos subterrânea (Anderson, 1982).
Não há dados populacionais disponíveis.
Endêmica dos Cerrados de São Paulo e Paraná (Mamede, 2010).
1.1.2.2 Large-scale
Severidade
very high
Detalhes
Segundo Cervi et al. (2007) a região de savana gramíneo lenhosa do Estado do Paraná, onde a espécie ocorre, atualmente encontra-se depauperada e em fase de extinção no Estado. A integridade de sua paisagem encontra-se sob sérias ameaças pela expansão dos florestamentos com espécies exóticas, especialmente Pinus, e pelo agronegócio, que tem gerado grande pressão sobre tais ecossistemas, causando supressão dos habitats nativos (Nanuncio; Moro, 2008).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista de espécies ameaçadas de São Paulo (SMA-SP, 2004).
5 Species-based actions
Situação: on going
Observações: Byrsonima brachybotrya é uma das espécies alvo nas Diretrizes para Conservação e Restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo (Biota-SP, 2008).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: B. brachybotrya ocorre em áreas Protegidas como a Reserva Ecológica Itaytyba, PR (Giese, 2005); Parque Estadual de Vila Velha, PR (Cervi et al., 2007); APA da Escarpa Devoniana, Campo Gerais, PR (Nanuncio; Moro, 2008; Ritter et al., 2010) e Parque Estadual do Guartelá, PR (Ritter; Moro, 2007).
- RITTER, L.M.O.; MORO, R.S. Similaridade fl oristica entre as disjunções de cerrado na bacia do alto Tibagi, Paraná. Terra Plural, v. 1, n. 2, p. 82-98, 2007.
- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - I. Contr. univ. Michigan Herb., v. 15, p. 98-100, 1982.
- GIESE, S.O.K. Estudo da composiç?o química dos óleos florais de Byrsonima brachybotrya (Malpighiaceae). : UFPR, 2005.
- MAMEDE, M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.
- NANUNCIO, V. M.; MORO, R. S. O Mosaico de Vegetação Remanescente em Piraí da Serra, Campos Gerais do Paraná: Uma Abordagem Preliminar da Fragmentação Natural da Paisagem, Terra Plural, p.155-168, 2008.
- RITTER, L.M.O.; RIBEIRO, M.C.; MORO, R.S. Composição florística e fitofisionomia de remanescentes disjuntos de Cerrado nos Campo Gerais, PR, Brasil - limite austral do bioma., Biota Neotropica, v.10, p.379-414, 2010.
- GONÇALVES, R.B.; MELO, G.A.R.; AGUIAR, A.J.C. A assembléia de abelhas (Hymenoptera, Apidae) de uma área restrita de campos naturais do Parque Estadual de Vila Velha, Paraná e comparações com áreas de campos e cerrado., Papéis Avulsos de Zoologia, São Paulo, Universidade de São Paulo, v.49, n.14, p.163-181, 2009.
- CERVI, A.C.; LINSINGEN, L.V.; HATSCHBACH, G.; RIBAS, O.S. A Vegetação do Parque Estadual de Vila Velha, Município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Boletim do Museu Botânico Municipal, v. 69, p. 01-52, 2007.
- CARMO, M.R.B.D. Caracterização fitofisionômica do Parque Estadual do Guartelá, município de Tibagi, estado do Paraná. Tese de doutorado. Rio Claro, SP: Universidade Estadual Paulista, 2006.
- GONÇALVES, R. B.; MELO, G. A. R. A Comunidade De Abelhas (Hymenoptera, Apidae S. L.) Em Uma Área Restrita De Campo Natural No Parque Estadual De Vila Velha, Paraná: Diversidade, Fenologia E Fontes Florais De Alimento. Revista Brasileira de Entomologia, v. 49, n. 4, p. 557-571, 2005.
- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.
CNCFlora. Byrsonima brachybotrya in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima brachybotrya
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 15/08/2012 - 19:50:24